The materials of the image: pigments on Portugese treatises from the Middle Ages to 1850
Estado do projecto: Concluído
Período de actividade: 2005-2008
REF: POCI/EAT/58065/2004
Unidade de investigação principal: Centro de História da Universidade de Lisboa
Investigador responsável: Vítor Serrão (ULisboa)
Equipa de investigação: Manuel Batoréo (ULisboa); Luís Urbano Afonso (ULisboa); Ana Paula Baptista Carvalho (ULisboa); João Manuel Pires da Silva (ULisboa); António João Carvalho Cruz (ULisboa); Maria Helena Ribeiro Matias Mendonça (ULisboa); Fernanda Madalena de Abreu da Costa (ULisboa)
Este projecto é dedicado ao estudo dos materiais empregues na pintura portuguesa, sobretudo aos pigmentos. O horizonte cronológico abarcado estende-se desde a Idade Média até aos meados do século XIX. Esta vastidão cronológica explica-se facilmente, na medida em que só com a sedimentação da Revolução Industrial se introduziram alterações significativas nos pigmentos empregues na pintura. Até aí, as alterações produzidas, sem deixarem de ter sido significativas, foram pontuais e não implicaram uma transformação dos processos de trabalho e do comportamento dos materiais a curto e longo prazo.Este estudo baseia-se em duas vertentes. Por um lado, procura reunir toda a informação escrita produzida em Portugal sobre os aspectos materiais da arte da pintura, nomeadamente sobre os pigmentos e as cores. Obviamente, a primeira fonte de estudo consiste na tratadística, apesar de esta ser relativamente modesta no país. Incluem-se, também, dados veiculados em contratos e dados reunidos em digestos de tipo técnico e enciclopédico produzidos nos séculos XVIII e XIX. A segunda vertente do estudo consiste na análise semântica e laboratorial dos termos técnicos enunicados nesses documentos escritos, de modo a poder realizar uma classificação o mais exacta possível dos mesmos. O trabalho laboratorial consiste na síntese dos pigmentos de acordo com as indicações encontradas nas fontes escritas inventariadas e posterior caracterização dos mesmos mediante análise química.Os resultados que se pretendem atingir serão bastante relevantes para a preservação dos objectos artísticos, na medida em que podem ajudar os restauradores a adequar materiais modernos aos materiais mais antigos. Este estudo interessa também para um melhor conhecimento das técnicas artísticas e das suas implicações para a história das formas, dos estilos e, em menor grau, da própria iconografia. Obviamente, o conhecimento mais preciso do período em que determinados pigmentos foram utilizados e quais as diferenças regionais existentes permitem acrescentar dados de grande interesse para a cronologia e filiação das pinturas.
Período de actividade: 2005-2008
REF: POCI/EAT/58065/2004
Unidade de investigação principal: Centro de História da Universidade de Lisboa
Investigador responsável: Vítor Serrão (ULisboa)
Equipa de investigação: Manuel Batoréo (ULisboa); Luís Urbano Afonso (ULisboa); Ana Paula Baptista Carvalho (ULisboa); João Manuel Pires da Silva (ULisboa); António João Carvalho Cruz (ULisboa); Maria Helena Ribeiro Matias Mendonça (ULisboa); Fernanda Madalena de Abreu da Costa (ULisboa)
Este projecto é dedicado ao estudo dos materiais empregues na pintura portuguesa, sobretudo aos pigmentos. O horizonte cronológico abarcado estende-se desde a Idade Média até aos meados do século XIX. Esta vastidão cronológica explica-se facilmente, na medida em que só com a sedimentação da Revolução Industrial se introduziram alterações significativas nos pigmentos empregues na pintura. Até aí, as alterações produzidas, sem deixarem de ter sido significativas, foram pontuais e não implicaram uma transformação dos processos de trabalho e do comportamento dos materiais a curto e longo prazo.Este estudo baseia-se em duas vertentes. Por um lado, procura reunir toda a informação escrita produzida em Portugal sobre os aspectos materiais da arte da pintura, nomeadamente sobre os pigmentos e as cores. Obviamente, a primeira fonte de estudo consiste na tratadística, apesar de esta ser relativamente modesta no país. Incluem-se, também, dados veiculados em contratos e dados reunidos em digestos de tipo técnico e enciclopédico produzidos nos séculos XVIII e XIX. A segunda vertente do estudo consiste na análise semântica e laboratorial dos termos técnicos enunicados nesses documentos escritos, de modo a poder realizar uma classificação o mais exacta possível dos mesmos. O trabalho laboratorial consiste na síntese dos pigmentos de acordo com as indicações encontradas nas fontes escritas inventariadas e posterior caracterização dos mesmos mediante análise química.Os resultados que se pretendem atingir serão bastante relevantes para a preservação dos objectos artísticos, na medida em que podem ajudar os restauradores a adequar materiais modernos aos materiais mais antigos. Este estudo interessa também para um melhor conhecimento das técnicas artísticas e das suas implicações para a história das formas, dos estilos e, em menor grau, da própria iconografia. Obviamente, o conhecimento mais preciso do período em que determinados pigmentos foram utilizados e quais as diferenças regionais existentes permitem acrescentar dados de grande interesse para a cronologia e filiação das pinturas.
Project status: Concluded
Execution period: 2005-2008
REF: POCI/EAT/58065/2004
Main research unit: Centre for History of the University of Lisbon
Principal investigator: Vítor Serrão (ULisboa)
Research team: Manuel Batoréo (ULisboa); Luís Urbano Afonso (ULisboa); Ana Paula Baptista Carvalho (ULisboa); João Manuel Pires da Silva (ULisboa); António João Carvalho Cruz (ULisboa); Maria Helena Ribeiro Matias Mendonça (ULisboa); Fernanda Madalena de Abreu da Costa (ULisboa)
This project is concerned with the study of materials used in Portuguese painting, namely pigments. The chronological span covers from the Middle Ages to c. 1850. This large period of time is easily understandable because until the Industrial Revolution the production and change of pigments did not change particularly. The changes that were introduced were not very significant and they did not imply a deep variation on the ways of production and on the behaviour of the materials. This study is divided on two steps. The first is directed at the recollection of all written information in the Portuguese concerning the material dimension of the art of painting, namely pigments and colours. Obviously, the first source of this study consists on Portuguese treatises, although its scarcity. We also include data from contracts between painters or sculptors and buyers, as well as data collected from technical digests from the 18th and 19th centuries. The second step consists on the semantic and laboratorial analysis of the technical terms mentioned on those written sources, in order to classify them as better as possible. The laboratorial work consists on the synthesis of the pigments in accordance to the information provided by the founded sources and subsequent characterization of the pigments using a chemical analysis. The results of this project will be relevant to the preservation of artistic objects. Indeed, they can help restorers to use more appropriate and materials to recover the ancient ones. Furthermore, this study will improve the knowledge of the artistic techniques used in Portugal during the above-mentioned chronological span. Hence, its importance to the study of the history of forms, styles, and, to a lesser degree, to iconography. Naturally, the comparison of periods of pigment use and regional preferences are also important to build our knowledge on painting chronology and filiation.
Execution period: 2005-2008
REF: POCI/EAT/58065/2004
Main research unit: Centre for History of the University of Lisbon
Principal investigator: Vítor Serrão (ULisboa)
Research team: Manuel Batoréo (ULisboa); Luís Urbano Afonso (ULisboa); Ana Paula Baptista Carvalho (ULisboa); João Manuel Pires da Silva (ULisboa); António João Carvalho Cruz (ULisboa); Maria Helena Ribeiro Matias Mendonça (ULisboa); Fernanda Madalena de Abreu da Costa (ULisboa)
This project is concerned with the study of materials used in Portuguese painting, namely pigments. The chronological span covers from the Middle Ages to c. 1850. This large period of time is easily understandable because until the Industrial Revolution the production and change of pigments did not change particularly. The changes that were introduced were not very significant and they did not imply a deep variation on the ways of production and on the behaviour of the materials. This study is divided on two steps. The first is directed at the recollection of all written information in the Portuguese concerning the material dimension of the art of painting, namely pigments and colours. Obviously, the first source of this study consists on Portuguese treatises, although its scarcity. We also include data from contracts between painters or sculptors and buyers, as well as data collected from technical digests from the 18th and 19th centuries. The second step consists on the semantic and laboratorial analysis of the technical terms mentioned on those written sources, in order to classify them as better as possible. The laboratorial work consists on the synthesis of the pigments in accordance to the information provided by the founded sources and subsequent characterization of the pigments using a chemical analysis. The results of this project will be relevant to the preservation of artistic objects. Indeed, they can help restorers to use more appropriate and materials to recover the ancient ones. Furthermore, this study will improve the knowledge of the artistic techniques used in Portugal during the above-mentioned chronological span. Hence, its importance to the study of the history of forms, styles, and, to a lesser degree, to iconography. Naturally, the comparison of periods of pigment use and regional preferences are also important to build our knowledge on painting chronology and filiation.