African Ivories in the Atlantic World: a reassessment of Luso-african ivories
Estado do projecto: Em curso
Período de actividade: 2016-2019
REF: PTDC/EPHPAT/1810/2014
Unidade de investigação principal: Centro de História da Universidade de Lisboa
Unidades de investigação adicionais: ARTIS - Instituto de História da Arte, LACICOR - Laboratório de Ciência da Conservação, Laboratório HERCULES - Herança Cultural Estudos e Salvaguarda da Universidade de Évora
Instituição principal: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Instituições participantes: Universidade de Évora, Universidade Federal de Minas Gerais
Investigador responsável: Peter Mark (Wesleyan University)
Equipa de investigação: Ana Martins Panisset (UFMG), Ana Teresa Caldeira (UÉvora), António Candeias (UÉvora), Carlos Almeida (ULisboa), Cristina Barrocas Dias (UÉvora), Eduardo França Paiva (UFMG), Hugo Crespo (ULisboa), Inês Meira Araújo (ULisboa), João Ferreira Dias (ULisboa), João Baptista Gime Luís (ULisboa), José Horta (ULisboa), Luís Afonso (ULisboa), Luiz Souza (UFMG), Maria Manuela Cantinho (ULisboa), Peter Mark (Wesleyan University), Renata Dório (UFMG), Vanicléia Silva Santos (UFMG), Vitor Serrão (ULisboa), Yacy-Ara Froner (UFMG)
Consultores do projecto: Mariza de Carvalho Soares (UFF); Dominique Malaquais (UParis -Sorbonne); Frederick Lamp (Yale University), Cécile Fromont (University of Chicago)
Bolseiros do projecto: Tiago Rodrigues (ULisboa), Mafalda Cordeiro (ULisboa)
O marfim esteve sempre presente na relação entre Africanos e Europeus no Mundo Atlântico, frequentemente em ligação estreita com o tráfico de escravos. No contexto da emergência de um comércio planetário, a partir do século XVI, acompanhado da circulação de bens e pessoas, o marfim ganha um novo protagonismo, enquanto matéria prima, mas também como artefacto, tornando-se uma das primeiras formas conhecidas de arte global. Os principais objetivos deste projeto são: reavaliar a percepção dos marfins luso-africanos, atendendo ao seu contexto africano de produção; reavaliar a sua hibridez artística e a circulação de modelos; identificar obras e centros de produção que têm sido negligenciados no Atlântico africano; identificar e inventariar de forma extensiva as obras existentes em colecções públicas e privadas e em documentação de Portugal e do Brasil (Estado de Minas Gerais), numa cronologia ampla (séculos XV-XVIII). Pode esperar-se, seguramente, desta equipa a revisão e ampliação do corpus de marfins africanos, da sua análise e interpretação no contexto cultural, económica e político do Mundo Atlântico.
Página Oficial do Projecto
Período de actividade: 2016-2019
REF: PTDC/EPHPAT/1810/2014
Unidade de investigação principal: Centro de História da Universidade de Lisboa
Unidades de investigação adicionais: ARTIS - Instituto de História da Arte, LACICOR - Laboratório de Ciência da Conservação, Laboratório HERCULES - Herança Cultural Estudos e Salvaguarda da Universidade de Évora
Instituição principal: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Instituições participantes: Universidade de Évora, Universidade Federal de Minas Gerais
Investigador responsável: Peter Mark (Wesleyan University)
Equipa de investigação: Ana Martins Panisset (UFMG), Ana Teresa Caldeira (UÉvora), António Candeias (UÉvora), Carlos Almeida (ULisboa), Cristina Barrocas Dias (UÉvora), Eduardo França Paiva (UFMG), Hugo Crespo (ULisboa), Inês Meira Araújo (ULisboa), João Ferreira Dias (ULisboa), João Baptista Gime Luís (ULisboa), José Horta (ULisboa), Luís Afonso (ULisboa), Luiz Souza (UFMG), Maria Manuela Cantinho (ULisboa), Peter Mark (Wesleyan University), Renata Dório (UFMG), Vanicléia Silva Santos (UFMG), Vitor Serrão (ULisboa), Yacy-Ara Froner (UFMG)
Consultores do projecto: Mariza de Carvalho Soares (UFF); Dominique Malaquais (UParis -Sorbonne); Frederick Lamp (Yale University), Cécile Fromont (University of Chicago)
Bolseiros do projecto: Tiago Rodrigues (ULisboa), Mafalda Cordeiro (ULisboa)
O marfim esteve sempre presente na relação entre Africanos e Europeus no Mundo Atlântico, frequentemente em ligação estreita com o tráfico de escravos. No contexto da emergência de um comércio planetário, a partir do século XVI, acompanhado da circulação de bens e pessoas, o marfim ganha um novo protagonismo, enquanto matéria prima, mas também como artefacto, tornando-se uma das primeiras formas conhecidas de arte global. Os principais objetivos deste projeto são: reavaliar a percepção dos marfins luso-africanos, atendendo ao seu contexto africano de produção; reavaliar a sua hibridez artística e a circulação de modelos; identificar obras e centros de produção que têm sido negligenciados no Atlântico africano; identificar e inventariar de forma extensiva as obras existentes em colecções públicas e privadas e em documentação de Portugal e do Brasil (Estado de Minas Gerais), numa cronologia ampla (séculos XV-XVIII). Pode esperar-se, seguramente, desta equipa a revisão e ampliação do corpus de marfins africanos, da sua análise e interpretação no contexto cultural, económica e político do Mundo Atlântico.
Página Oficial do Projecto
Project status: Ongoing
Execution period: 2016-2019
REF: PTDC/EPHPAT/1810/2014
Main research unit: Centre for History of the University of Lisbon
Additional research units: ARTIS - Institute for Art History of the University of Lisbon, HERCULES Lab – University of Évora, LACICOR – Conservation Sciences Laboratory, Federal University of Minas Gerais
Main institution: School of Arts and Humanities of the University of Lisbon
Participating institutions: University of Évora; Federal University of Minas Gerais
Principal investigator: Peter Mark (Wesleyan University)
Research team: Ana Martins Panisset (UFMG), Ana Teresa Caldeira (UÉvora), António Candeias (UÉvora), Carlos Almeida (ULisboa), Cristina Barrocas Dias (UÉvora), Eduardo França Paiva (UFMG), Hugo Crespo (ULisboa), Inês Meira Araújo (ULisboa), João Ferreira Dias (ULisboa), João Baptista Gime Luís (ULisboa), José Horta (ULisboa), Luís Afonso (ULisboa), Luiz Souza (UFMG), Maria Manuela Cantinho (ULisboa), Maria Manuel Torrão (ULisboa), Mariana Rabêlo de Farias (UFMG), Peter Mark (Wesleyan University, ULisboa), Renata Dório (UFMG), Vanicléia Silva Santos (UFMG), Vitor Serrão (ULisboa), Yacy-Ara Froner (UFMG)
Project consultants: Mariza de Carvalho Soares (UFF); Dominique Malaquais (UParis -Sorbonne); Frederick Lamp (Yale University), Cécile Fromont (University of Chicago)
Project fellows: Tiago Samuel Franco Rodrigues (ULisboa), Mafalda Sofia Nunes Cordeiro (ULisboa)
Ivory was always present in the relationship between Africans and Europeans in the Atlantic World, usually in close connection with the slave trade. In order to contextualize the Luso-African segment, its production, circulation and use, we conduct an inventory of these objects and of all the references to ivories in narrative, archival and visual sources, relying also on technical Art History and Laboratory Material Analysis. The main goals of this project are: to reconsider the perception of Luso-Africans ivories; to reassess their artistic hybridity; to identify works which have been overlooked. The project focuses on public and private collections and documents in Portugal and Brazil (Minas Gerais state). This team may, with confidence, be expected to revise and enlarge the corpus of African ivories and to analyse and interpret them within the cultural, economic and political context of the Atlantic World.
Official Webpage
Execution period: 2016-2019
REF: PTDC/EPHPAT/1810/2014
Main research unit: Centre for History of the University of Lisbon
Additional research units: ARTIS - Institute for Art History of the University of Lisbon, HERCULES Lab – University of Évora, LACICOR – Conservation Sciences Laboratory, Federal University of Minas Gerais
Main institution: School of Arts and Humanities of the University of Lisbon
Participating institutions: University of Évora; Federal University of Minas Gerais
Principal investigator: Peter Mark (Wesleyan University)
Research team: Ana Martins Panisset (UFMG), Ana Teresa Caldeira (UÉvora), António Candeias (UÉvora), Carlos Almeida (ULisboa), Cristina Barrocas Dias (UÉvora), Eduardo França Paiva (UFMG), Hugo Crespo (ULisboa), Inês Meira Araújo (ULisboa), João Ferreira Dias (ULisboa), João Baptista Gime Luís (ULisboa), José Horta (ULisboa), Luís Afonso (ULisboa), Luiz Souza (UFMG), Maria Manuela Cantinho (ULisboa), Maria Manuel Torrão (ULisboa), Mariana Rabêlo de Farias (UFMG), Peter Mark (Wesleyan University, ULisboa), Renata Dório (UFMG), Vanicléia Silva Santos (UFMG), Vitor Serrão (ULisboa), Yacy-Ara Froner (UFMG)
Project consultants: Mariza de Carvalho Soares (UFF); Dominique Malaquais (UParis -Sorbonne); Frederick Lamp (Yale University), Cécile Fromont (University of Chicago)
Project fellows: Tiago Samuel Franco Rodrigues (ULisboa), Mafalda Sofia Nunes Cordeiro (ULisboa)
Ivory was always present in the relationship between Africans and Europeans in the Atlantic World, usually in close connection with the slave trade. In order to contextualize the Luso-African segment, its production, circulation and use, we conduct an inventory of these objects and of all the references to ivories in narrative, archival and visual sources, relying also on technical Art History and Laboratory Material Analysis. The main goals of this project are: to reconsider the perception of Luso-Africans ivories; to reassess their artistic hybridity; to identify works which have been overlooked. The project focuses on public and private collections and documents in Portugal and Brazil (Minas Gerais state). This team may, with confidence, be expected to revise and enlarge the corpus of African ivories and to analyse and interpret them within the cultural, economic and political context of the Atlantic World.
Official Webpage