O Centro de História da Universidade de Lisboa associa-se mais uma vez à Noite Europeia dos Investigadores 2022 com a tertúlia "História das Mulheres, História com as Mulheres - conversas à volta de uma ginja".
O evento é organizado pelas investigadoras Lledó Ruiz Domingo, Inês Olaia e Maria Barreto Dávila, do Grupo Investigação "Estudos de Corte e Diplomacia". Nesta tertúlia, conversar-se-á sobre as mulheres na história e sobre as oportunidades que os poderes locais e o património cultural podem retirar das novas abordagens que a academia tem produzido sobre elas. Destacar-se-á o papel das mulheres ao longo do tempo no território português, tentando valorizar a figura das mulheres no passado pré-industrial, muitas vezes apagado do relato histórico.
O objetivo será tecer laços entre os cidadãos e o passado do seu território mais próximo, com a intenção não só de resgatar as vozes das mulheres do passado, mas de criar um discurso histórico completo que ligue as mulheres e os homens atuais às suas raízes.
A academia tem um papel importante na elaboração de políticas e nos debates públicos. A educação e a produção de conhecimento científico são elementos-chave para mudar as sociedades. Uma sociedade onde as mulheres fazem parte da História como protagonistas políticas e económicas ativas é uma sociedade que promove a sua plena participação nas políticas de decisão e que cria igualdade de oportunidades para todos. Convidamos todos os presentes para um drink durante a tertúlia. A sessão decorre pelas 19h.
O tema da sessão insere-se no contexto dos projectos de pós-doutoramento de Lledó Ruiz Domingo, financiado pelo programa Margarita Salas do Ministerio de Universidades de España y la União Europeia (Next Generation Europe) partilhado entre a Universidad de València e a Universidade de Lisboa, intitulado "Poder femenino en la Baja Edad Media: ejercicio de poder político de las reinas em Portugal e la Corona de Aragón" e financiado pelo programa Margarita Salas (UP2021-044), e de doutoramento de Inês Olaia, bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia para esse efeito, estudando na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e enquadrada pelo Centro de História, com o tema "Pela Graça de Deus Rainha de Portugal: funções e práticas da reginalidade no Portugal Medieval".
Este evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Alenquer, da Câmara Municipal de Torres Vedras e da ginja "Vila das Rainhas".