O CH-ULisboa nas Escolas #1 Workshop "25 de Abril de 1974: o engajamento feminino, a memória musical e as transformações sociais" Escola Secundária Padre António Vieira 4 de Abril de 2023 | 10:45-12:40 Organização Ana Paula dos Santos Lima Elisa Fauth Esta iniciativa encontra-se reservada à comunidade escolar da Escola Secundária Padre António Vieira. Descarregue aqui o cartaz |
Celebra-se no dia 19 de abril de 2023, pela 18h00, a sessão de lançamento do livro Dêxa Puíta Sócó(m)pé. Música em São Tomé e Príncipe: do colonialismo à independência, de Magdalena Bialoborska Chambel, na sala C130 (Anfiteatro II), na FLUL. A apresentação está a cargo de José Manuel Sobral (ICS-ULisboa) e Ângelo Torres (ator e realizador), sendo moderada por Ana Lúcia Sá (Iscte-IUL). Sinopse. Dêxa puíta sócó(m)pé. Música em São Tomé e Príncipe, do colonialismo à independência aborda as transformações do universo musical em São Tomé e Príncipe desde meados do século XIX, época da recolonização das ilhas e da construção de roças de café e cacau, até à década de 1990. A apresentação da realidade política, social, económica e cultural do arquipélago no período colonial e nos primeiros anos da independência serve de pano de fundo para a análise da atividade musical de vários grupos socioculturais – ilhéus, portugueses, trabalhadores contratados e seus descendentes – que habitavam o arquipélago. Uma atenção especial é dada às fronteiras – linhas que separam, visíveis e invisíveis –, que se deslocaram e se alteraram ao longo do período em apreço. A sua dinâmica, resultante da conjuntura local e internacional, refletiu-se na sociedade e, consequentemente, na música dos habitantes do arquipélago. A construção do corpus de estudo – através da recolha de gravações da música, revisão da imprensa, consulta de materiais de arquivo, escritos e visuais, e realização de entrevistas – foi o ponto de partida para a descrição e a análise da música criada, recriada e interpretada nas ilhas. A contextualização proposta evidencia que o universo musical de um determinado território é dinâmico e reflete a sua situação política e social, mas não depende só dela. Embora resultando de circunstâncias várias, a música tem não só uma lógica própria, mas igualmente a capacidade de mobilizar para mudanças sociopolíticas. Autora. Magdalena Bialoborska Chambel é investigadora do Centro de História da Universidade de Lisboa e produtora cultural. Doutora (2021) e mestre (2013) em Estudos Africanos pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, licenciada em Etnologia e Antropologia Cultural pela Universidade de Varsóvia (2001) e formada em Música pela Escola Nacional de Música de Torun, Polónia. Os seus interesses de investigação incluem mudança social e cultural em sociedades multiculturais, arquivos sonoros, construção da memória e silenciamentos na história da música. Nos últimos anos, a sua investigação centrou-se na história e cultura santomense. Além de várias publicações e participação em eventos científicos, realizou e produziu documentários sobre a nacionalização das roças e os ex-contratados em São Tomé e Príncipe e organizou concertos de artistas santomenses, tendo contribuído para a divulgação da cultura do arquipélago.
Bolsa de Iniciação à Investigação (BII) para Estudante de Licenciatura, no âmbito do projecto de I&D “’Ich mache mir die (ägyptische) Welt wie sie mir gefällt’. Conceitos e ideias atuais em Egiptologia e cultura popular” (2022.07095.PTDC), do Centro de História da Universidade de Lisboa, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES
Referência: CHUL_88_2023_BII_EstDeLic_ProjectoEgypopcult_Marco Prazo de candidatura: 30/03/2023 a 13/04/2023 Autorização de Abertura de Concurso Acta n.º 1 Aviso de Abertura Euraxess Notice (Offer ID: 88857)
É possível ler no comunicado do Grupo de Investigación "Estudos Clásicos e Medievais” de la USC (GI-1908) que "É a primeira vez que é defendida uma tese sobre língua hitita na Universidade de Santiago. A importância do estudo do hitita reside no facto de se tratar da língua indo-europeia com a documentação mais antiga de todo o grupo linguístico. Portanto, o seu estudo é insubstituível para a reconstrução da língua indo-europeia pré-histórica comum, e, por isso, para conhecer a evolução da nossa família linguística" (tradução do texto original). Acresce que se trata da primeira tese de doutoramento de um investigador português no âmbito disciplinar da hititologia. Resumo (traduzido)
A presente investigação observa e analisa a sensibilidade lexical hitita no que atine ao campo semântico das emoções. É, portanto, um exame da capacidade hitita de lexicalizar o que hoje entendemos por emoções. Hitita compreende-se aqui num sentido cultural amplo, abarcando também outras línguas anatólias como o luvita, o lício, o lídio, o palaico, o hático, o hurrita e, em menor grau, o acádio, o sumério e o fenício (se são paralelos aos textos anatólios). Após alguns antecedentes teóricos sobre a investigação sobre emoções, incluindo esta em particular, o trabalho prossegue com a identificação das unidades lexicais relevantes, a rememoração das suas anteriores interpretações e traduções em línguas modernas, os loci das atestações, as transliterações e traduções de textos nos quais ocorrem as ditas atestações, e com comentários analíticos, que englobam: uma semântica descritiva do conceito geral objecto de análise; a revisão crítica das traduções anteriores em línguas modernas; a discussão de conteúdos semânticos especiais, incluindo a sua relevância somática; uma avaliação semântica das glosas acádias e sumérias (e ocasionalmente fenícias); algumas notas sintáticas e aspectuais; e a avaliação linguística dos lexemas derivados, assim como da sua origem (proto-indo-europeia ou não), inter alia. As unidades lexicais analisadas por inteiro agrupam-se em cinco grupos de emoções: "Amor", "Felicidade, Alegria e Contentamento", "Apreensão, Medo, Pânico e Ansiedade", "Repugnância, Ódio, Enfado, Raiva e Ira", "Ciúme e Inveja". Ademais, a investigação compreende a identificação de lexemas emocionais relacionados com outros grupos, a saber, "Tristeza, Dor e Luto", "Vergonha e Culpa", "Orgulho, Humilhação e Amor-próprio" e "Reverência, Piedade e Compaixão"; contém ainda um capítulo extra intitulado "The expression of Tranquility". A parte final inclui uma discussão dos resultados, levando à conclusões sobre a grande amplitude lexemática das emoções hititas, especialmente dentro do grupo de "Repugnância, Ódio, Enfado, Raiva e Ira" e "Apreensão, Medo, Pânico e Ansiedade". Concluiu-se também que o léxico hitita das emoções foi principalmente herdado do proto-indo-europeu (PIE). A Exposição «Tutankhamon em Portugal: Relatos na imprensa portuguesa 1922-1939» (Biblioteca Nacional de Portugal, 4 de Novembro de 2022-5 de Abril de 2023), comissariada por José das Candeias Sales (CH-ULisboa/CEG-UAb) e Susana Mota (CEG-UAb) e coorganizada pelo CH-ULisboa, chega ao fim no próximo dia 5 de Abril de 2023.
A conferência de encerramento, a cargo dos comissários, intitula-se «"A maldição da múmia". Relatos na imprensa portuguesa sobre a descoberta do túmulo de Tutankhamon» e terá lugar no Auditório da Biblioteca Nacional no último dia da exposição, pelas 17h45. ------ Resumo da conferência Os jornais e revistas publicados em Portugal continental em 1923 noticiaram amplamente não só os trabalhos de escavação que decorriam no túmulo recém-descoberto de Tutankhamon no Egipto, no Vale dos Reis, em Luxor ocidental, como também os episódios, de cariz fortemente supersticioso, supostamente associados à morte do mecenas Lord Carnarvon, ocorrida, há exatamente cem anos, no dia 5 de Abril de 1923. Alinhadas com a imprensa internacional, também as publicações portuguesas concederam significativo espaço à designada " maldição da múmia" ou ‘vingança de Tutankhamon", constituindo-se num poderoso agente na ampliação do mistério e fascínio que a antiga civilização egípcia exercia sobre os leitores portuguese e na fixação daquele que ainda é, cem anos depois, um tópico incontornável quando se menciona aquele faraó egípcio da XVIII Dinastia da história do Egipto antigo, transformado hoje num excepcional ícone da cultura pop actual a nível global. ------ Mais informações: bit.ly/3JzJlPu |
Candidaturas abertasPrograma Interuniversitário de Doutoramento em História: mudança e continuidade num mundo global (PIUDHist) 2023-2024
Bolsa de Doutoramento Pedro Almeida Ferreira - Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Chamadas / CallsCiclo de Seminários
2023-2024 Caminhos da Historiografia: História e Ciências Sociais dos anos 40 à atualidade Prazos: 25 de Abril e 31 de Julho ExposiçõesCiclos CH-ULisboaNewsletter CH-ULisboaSubscreva a nossa newsletter
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