Ciclo de Conferências | Cinfães Sessão 1 - O Exército Português na Corrida para África (1879-1914) Prof. Doutor António Paulo Duarte Academia Militar Escola Secundária Prof. Doutor Flávio Resende 31 de Março de 2023 | 9h30 Coordenação: Mário Rui Rocha (ACSP) Teresa Nunes (FLUL/CH-ULisboa) Entidades Organizadoras: Associação Cultural Serpa Pinto Câmara Municipal de Cinfães Centro de História da Universidade de Lisboa Escola Secundária Prof. Doutor Flávio Resende Descarregue aqui o cartaz |
Prazo de candidatura na FCT: de 4 de Abril a 8 de Maio
Prazo de apresentação da proposta no CH-ULisboa: 14 de Abril O Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa) acolhe projectos de candidatura à 6.ª edição do Concurso Individual de Estímulo ao Emprego Científico da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia. O CH-ULisboa é uma das mais antigas e experientes unidades de investigação dedicada às ciências históricas existentes em Portugal, com uma actividade de investigação dinâmica e inovadora desenvolvida por uma equipa de cerca de 280 investigadores integrados e colaboradores ligados a redes nacionais e internacionais de pesquisa. O CH-ULisboa tem acesso às melhores condições bibliográficas e arquivísticas em Portugal para a investigação histórica: i) pela proximidade ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT) e à Biblioteca Nacional de Portugal (BNP); ii) pela existência da Biblioteca Central da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que é a melhor biblioteca universitária portuguesa especializada no domínio das ciências sociais e humanas, disponibilizando amplos recursos e bases de dados online; e iii) pelos vários centros de investigação da Faculdade e respectivas bibliotecas, que incentivam e apoiam a colaboração interdisciplinar e interdepartamental. Para ser acolhido no CH-ULisboa, deve apresentar o seu projecto tendo em conta o Plano Estratégico e os grupos de investigação (Dinâmicas Imperiais; Estudos de Corte e Diplomacia;Culturas e Sociedades de Encontro; História Militar; Usos do Passado), bem como os termos estipulados na página da FCT e no Regulamento de Emprego Científico. Será necessário enviar:
Envie os documentos para o endereço: [email protected]. ATENÇÃO: Relembramos que as candidaturas são individuais, devendo ser submetidas pelo candidato na plataforma da FCT, devendo também o candidato ler a legislação relevante relativa ao concurso.
FCT application deadline: April 4 to May 8, 2023
Application deadline at the CH-ULisboa: April 14, 2023 The Centre for History of the University of Lisbon (CH-ULisboa), research unit of the School of Arts and Humanities of the University of Lisbon, welcomes applications for the 6th edition of the Individual Call to Scientific Employment Stimulus - 6th Edition (FCT - Foundation for Science and Technology). The CH-ULisboa is one of the oldest and most experienced research units dedicated to historical sciences in Portugal, with a dynamic and innovative research activity developed by a team of about 280 integrated researchers and collaborators, members of national and international research networks. The CH-ULisboa has access to the best bibliographic and archival conditions in Portugal for historical research: i) it’s nearby the National Archives of the Torre do Tombo (ANTT) and the National Library of Portugal (BNP); ii) the Central Library of the School of Arts and Humanities of the University of Lisbon is the best Portuguese university library in the social sciences and humanities fields, providing extensive online resources and databases; and iii) the School's various research centres and their libraries encourages and supports interdisciplinary and interdepartmental collaboration. To be hosted at CH-ULisboa, you must submit your project taking into account its Strategic Plan and research groups (Building and Connecting Empires; Court Studies and Diplomacy; Cultural Encounters and Intersecting Societies; Military History; Uses of the Past), as well as the terms stipulated on the FCT webpage and in the Scientific Employment Stimulus Regulation. You will need to submit:
Please send the documents to: [email protected]. ATTENTION: We remind you that applications are individual and must be submitted by the candidate on the FCT platform; the candidate should read the relevant legislation concerning the call.
O Módulo Jean Monnet foi promovido pela Faculdade de Direito e pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pelas quais serão desenvolvidas as actividades propostas.
A equipa promotora do Módulo Jean Monnet (2022-2025) integra docentes das duas Faculdades:
Assista online em: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96830015424... ID da reunião: 968 3001 5424 Senha de acesso: EUROPA Sinopse. O que resta da Lisboa islâmica e dos primeiros reis de Portugal? Que aconteceu na cidade após a alteração de poder entre cristãos e muçulmanos? Que impacto teve a cidade medieval na cidade posterior? Como se metamorfoseou na Lisboa que hoje conhecemos? Mutação Urbana na Lisboa Medieval: Das Taifas a D. Dinis propõe-se responder a estas perguntas, apresentando propostas concretas sobre a evolução da cidade numa reflexão suportada por mais de uma centena de mapas e ilustrações. Com uma metodologia multidisciplinar, faz-se pleno uso não só do imenso potencial oferecido pelos recentes dados arqueológicos, mas também da cartografia histórica e da produção artística sobre a cidade pós-medieval. A investigação foi ainda complementada por uma extensa pesquisa bibliográfica e documental, que levou à extracção de informação de centenas de documentos medievais. As hipóteses aqui formuladas fundam-se, assim, numa pesquisa inovadora, ampla e fundamentada. A transição entre o domínio político islâmico e o cristão é um momento de charneira, em que as suas continuidades e rupturas marcam decisivamente a forma urbana da cidade medieval, génese da Lisboa moderna. Desvelando este período, tempo e espaço cruzam-se numa obra que permite observar, acompanhar e compreender a ancestral cidade da foz do Tejo. O urbanismo da Lisboa medieval marcou a imagem de toda a cidade, até meados do século XVIII, sendo então parcialmente reconfigurada com as remodelações pombalinas. Neste livro, demonstra-se que foi na época medieval que se estabeleceu, definitivamente, a direcção ocidental do seu futuro crescimento urbano e que se implantou o centro comercial e social na Ribeira, revelando a intensa vocação marítima da cidade medieval, factores primordiais para a Lisboa das épocas posteriores. Autor. Licenciado em Línguas e Literaturas Clássicas, mestre em Estudos Clássicos e doutor em História Medieval pela Faculdade de Letras (FLUL) e investigador integrado do Centro de História da Universidade de Lisboa. É investigador do Gabinete de Estudos Olisiponenses da Câmara Municipal de Lisboa desde 2009, onde se dedica ao estudo da história da cidade. A sua investigação tem incidido na evolução urbana de Lisboa nos períodos medieval e quinhentista. Dedicou-se também ao estudo do papel das minorias religiosas na vida urbana, tendo publicado diversos artigos sobre estas temáticas. Leccionou na FLUL em cadeiras nas áreas da olisipografia e da história medieval. Recentemente, a história dos judeus em Portugal tornou-se um tema prioritário na sua investigação. Defendeu a tese de doutoramento em 2017, da qual resultou este seu primeiro livro: Mutação Urbana na Lisboa Medieval: Das Taifas a D. Dinis.
Resumo: Esta comunicação representa uma das poucas tentativas feitas até agora para explorar a história social pré-colonial da África Ocidental a partir das perspectivas recíprocas resultatntes dos primeiros encontros. Centra-se em questões como a tolerância cultural, a religião, as identidades culturais dos colonos mercantis e as relações comerciais, e introduz uma análise discursiva das opiniões prevalecentes sobre o passado africano. Esta comunicação possibilitará a opinião de que a África Ocidental, por volta de 1500, se tornou um santuário ou refúgio seguro, um local de refúgio para aqueles que fugiam da perseguição política ou religiosa na Europa. Era uma região onde prevalecia a liberdade religiosa e que oferecia protecção política àqueles que pediam ajuda. Este continente não só introduziu uma nova forma de apresentar a subjectividade, mas também a fragmentação das práticas religiosas que ameaçam a percepção do cristianismo ocidental.
Curso Livre | Ramsés II: Guerra e Paz no Apogeu da Civilização Egípcia | 10-26 de Abril de 202315/3/2023
Este «Curso Livre» foi pensado e concebido com os seguintes objectivos: conhecer o enquadramento político do reinado de Ramsés II; identificar e caracterizar os contextos geopolíticos do Bronze Final; conhecer as realizações arquitectónicas e artísticas do reinado de Ramsés II e compreender os seus objectivos e preocupações; e conhecer as características da cultura egípcia do início do período ramséssida.
Plano de sessões 1. Os primeiros anos e a luta pelo controlo da Síria-Palestina (2 horas) - 10 de Abril (18h30-20h00) 2. A Batalha de Kadech (2 horas) - 13 de Abril (18h30-20h30) 3. O programa monumental de Ramsés II: De Abu Simbel a Pi-Ramsés (2 horas) - 17 de Abril (18h30-20h30) 4. O ambiente cultural do período ramséssida (2 horas) - 19 de Abril (18h30-20h30) 5. Os sucessores de Ramsés II: as migrações externas e a crise político-militar (2 horas) - 26 de Abril (18h30-20h30) Formadores e Organizadores Professor Doutor Rogério Sousa (Centro de História, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa) Doutor Eduardo Ferreira (Centro de História, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa) Nota: Todas as sessões decorrerão na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em sala a anunciar oportunamente aos alunos inscritos.
The conference will be organized around five thematic strands, but we are not limiting the proposals sent to those:
If you wish to participate in the conference, please send us a 250 word abstract, stating the strand you think your paper should be placed in (if none fits, please state “other” and explain). Proposals for panels should include a maximum of four papers and provide the same information, as well as a short presentation of about 100 words demonstrating the focus of the panel. If a specific institution sponsors a panel, please indicate this in the proposal. We encourage in-person participation. The abstract should be accompanied by a brief CV and sent to [email protected]. Any other questions about the conference can be sent to the same address.
Deadline for proposals: May 30, 2023 Acceptance notifications: June 15, 2023 Examining the Resources and Revenues of Royal Women in Premodern Europe RRRW Project |
Candidaturas abertasPrograma Interuniversitário de Doutoramento em História: mudança e continuidade num mundo global (PIUDHist) 2023-2024
Bolsa de Doutoramento Pedro Almeida Ferreira - Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Chamadas / CallsCiclo de Seminários
2023-2024 Caminhos da Historiografia: História e Ciências Sociais dos anos 40 à atualidade Prazos: 25 de Abril e 31 de Julho ExposiçõesCiclos CH-ULisboaNewsletter CH-ULisboaSubscreva a nossa newsletter
Filtros
|