Através de uma perspectiva interdisciplinar (História, Antropologia, Sociologia e Museologia) e do diálogo com a sociedade civil (com a participação de associações anti-esclavagistas), a ambição deste congresso é continuar os esforços para quebrar barreiras entre as várias regiões do continente africano, as suas historiografias e todas as partes interessadas.
Este congresso realiza-se no âmbito do trabalho desenvolvido no projecto europeu Slavery in Africa: A Dialogue Between Europe and Africa (SLAFNET, H2020 RISE, 2017-2022), liderado pelo Institut de Recherche pour le Developpement (França) e que integra ainda as seguintes instituições: Addis Ababa University, Bath Spa University, Catholic University of Eastern Africa, Centre National de la Recherche Scientifique, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, National Museums of Kenya, Universität Hamburg, Université Cheikh Anta Diop de Dakar, Université de Nantes, Université de Yaoundé, University of Birmingham e University of Mauritius.
O Centro de História da Universidade de Lisboa é uma das instituições co-organizadoras da International Conference Slavery in Africa. Knowledge and Openings. Os investigadores do CH-ULisboa José Damião Rodrigues e Eugénia Rodrigues integram a Comissão Científica.
A chamada de comunicações está aberta até 15 de Janeiro de 2022. Para mais informações, consulte o CFP abaixo.