Curso livre: Budismo, Ecologia e Economia: Perspetivas Históricas Docente: Bruno Antunes Datas: de fevereiro a junho de 2021 Horas: 100 ECTS: 3,5 Preço: 20 euros Inscrições: [email protected] Descarregar cartaz Descarregar programa |
Nas últimas décadas, têm vindo a público diversas tomadas de posição de diversos representantes de diversos ramos do budismo acerca da premência das questões ambientais e também, nesta última década, acerca de questões económicas, particularmente no que concerne à sua relação com a ecologia, e fundamentadas numa ampla articulação com a pesquisa neurocientífica. Neste curso, iremos analisar artigos, obras e comunicações decorrentes destes recentes diálogos científicos, interculturais e inter-religiosos, para seguidamente encetarmos uma investigação de caráter genealógico, questionando os antecedentes históricos que contextualizam a situação atual, procurando identificar como é que os dados atuais se relacionam com as diversas etapas da história do budismo, mas também da história da produtividade humana e das tecnologias monetárias. Procederemos, pois, em 5 fases:
- O budismo e as problemáticas ambientais e económicas da atualidade
- Posicionamentos ambientalistas budistas ao longo da história
- Genealogia das tecnologias de produção
- Genealogia das tecnologias monetárias
- Entrelaçamentos históricos e culturais entre budismo, ecologia e economia
Bruno Antunes estudou Filosofia (FCSH) e Teatro (IFICT), e doutorou-se na Alemanha com uma tese sobre Antonin Artaud. Participou, durante mais de uma década, no seminário “Literatur- und Wissensgeschichte kleiner Formen" dirigido pelo professor Joseph Vogl, seu orientador de doutoramento no Instituto de Ciências Culturais da Universidade Humboldt de Berlim. Atualmente, estuda o intercâmbio cultural entre budismo, filosofia e ciência, contribuiu com apresentações nas edições de 2014 e 2015 do Mind and Life Europe – Summer Research Institute. Professor convidado na Universidade de Coimbra – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (2015); e na Universidade de Lisboa – Faculdade de Letras (2018),no âmbito da Mobilidade Internacional para o Ensino da Universidade Humboldt de Berlim. Modera o grupo de estudos interdisciplinar “Enlaces” sobre os “Enredos entre Budismo, Filosofia e Ciência” integrado no Seminário Permanente Vita Contemplativa, dirigido pelo professor Paulo Borges (FLUL).