Ciclo de conferências online: “Mr. DeMille, I'm ready for my close-up!” Representações da Antiguidade no Cinema Entre 6 de Outubro e 7 de Dezembro. Horário para todas as sessões: 17 horas. Inscrição gratuita em: [email protected] Organização: Nuno Simões Rodrigues Grupo de investigação: Usos do Passado Descarregar cartaz |
A conferência da Doutora Sofia Vasconcelos Nunes (Orfeu revisitado. Do poeta francês, em Jean Cocteau, ao músico brasileiro, em Marcel Camus e em Carlos Diegues), inicialmente prevista para o passado dia 2 de Novembro, decorrerá no dia 29 de Novembro (segunda-feira), à mesma hora (17h).
Desde o seu início, o cinema fez da História tema para as suas realizações artísticas. No seguimento de uma tendência que se verificava já no século XIX, a Sétima Arte começou por recuperar quadros célebres da História da Humanidade, sobretudo da História europeia, e rapidamente se voltou para a Antiguidade, descortinando nela temas a serem usados nas novas realizações. Motivos bíblicos e da Antiguidade Clássica, sobretudo, ressurgiram pelas mãos dos mais célebres realizadores da História do Cinema. Ao longo do século XX e já no século XXI, essa tendência manteve-se, tanto no grande ecrã, como na televisão. O êxito da recepção da Antiguidade nestes media culturais confirma a sua importância histórica.
O ciclo de conferências organizadas pelo Centro de História da Universidade de Lisboa que agora apresentamos parte do reconhecimento dessa expressão artística e do valor que ela tem para a cultura popular e «educação histórica» das massas, enquanto forma de usar o passado.
Apresentamos uma série de dez conferências, que abrangerão várias produções cinematográficas, tendo como denominador comum a Antiguidade, do Egipto ao Império Romano. Como conferencistas teremos especialistas internacionais no tema da recepção da Antiguidade no Cinema: Martin M. Winkler (George Mason University) e Monica S. Cyrino (University of New Mexico); e investigadores de centros da ULisboa (Centro de História e Centro de Estudos Anglísticos): José das Candeias Sales, Abraham I. Fernández Pichel, Maria de Fátima Rosa, Nuno Simões Rodrigues, Sofia Vasconcelos Nunes, Cláudia Teixeira, Rogério Sousa e Angélica Varandas.
Programa
6 Out. 2021 Black and White Gladiators: Hollywood Reflects American Culture Martin M. Winkler George Mason University, Virginia 12 Out. 2021 Faraon de Jerzy Kawalerowicz (1966): o drama do poder – quando o presente e o passado se cruzam José das Candeias Sales Universidade Aberta / CH-ULisboa 19 Out. 2021 A mulher oriental e o poder em Io Semiramide de Primo Zegli (1963) Maria de Fátima Rosa Universidade de Lisboa / CH-ULisboa 26 Out. 2021 Ecos da questão israelo-palestinense em Samson and Delilah de Cecil b. DeMille (1949) Nuno Simões Rodrigues Universidade de Lisboa / CH e CEC-ULisboa / CECH-Univ. Coimbra 2 Nov. 2021 (NOVA DATA: 29 DE NOVEMBRO) Orfeu revisitado. Do poeta francês, em Jean Cocteau, ao músico brasileiro, em Marcel Camus e em Carlos Diegues Sofia Vasconcelos Nunes CML / CH-ULisboa | 9 Nov. 2021 Gods of Egypt: Mitos y mitemas egipcios en tiempos de la épica superheroica del cine de Hollywood Abraham I. Fernández Pichel Universidade de Lisboa / CH-ULisboa 16 Nov. 2021 (NOVA DATA: 17 DE NOVEMBRO) Cómodo na História Augusta e em Gladiator: um imperador, duas ficções, três ideologias Cláudia Teixeira Universidade de Évora / CECH-Univ. Coimbra / CH-ULisboa 23 Nov. 2021 Agora de Alejandro Amenábar (2009) ou o crepúsculo do paganismo em Alexandria Rogério Sousa Universidade de Lisboa / CH-ULisboa 30 Nov. 2021 Da queda do Império à Guerra do Vietname: King Arthur de Antoine Fuqua (2004) Angélica Varandas Universidade de Lisboa / CEA-ULisboa 7 Dez. 2021 Screening Love and War in Troy: Fall of a City Monica S. Cyrino University of New Mexico |